quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Por que vivo de amores pelo carnaval?


Bloco da  Orquestra Voadora no Aterro do Flamengo, RJ, 2011

Acho que as pessoas se dividem em três categorias: as que amam o carnaval, as que odeiam o carnaval e as neutras, que não dão a mínima para ele. Em alguns anos me enquadrei na terceira categoria, usava o feriado prolongado para fugir de São Paulo e passar alguns dias em alguma praia tranquila, distante de batuques e pessoas fantasiadas...
Penso que quem não gosta do carnaval são mal-humorados por natureza ou pessoas religiosas que querem ficar longe da “festa cheia de pecados e excessos” (o que respeito). Sair da neutralidade para mim é um fato que está conectado com ao meu envolvimento com a festa, já desfilei em escola de carnaval de Porangaba, interior de São Paulo, já segui o cordão “Vermelho e Branco” em Socorro também no interior, mas há quatro anos a paixão ficou mais forte, um grupo de amigos criou em 2008 o bloco João Capota na Alves, que toma as ruas de Pinheiros com muito batuque e irreverência, estar com os amigos é uma das coisas que mais amo e ver a quebra da rotina paulistana com seus carros e pressas dilacerada no meio das traquinagens carnavalescas é algo muito bonito, a partir disto “brincar” o carnaval passou a ter um novo sentido para mim.
Para completar no ano passado finalmente conheci o carnaval do Rio de Janeiro, que multiplica a experiência paulistana dezenas de vezes, porque a cidade e a população respiram carnaval, em um movimento que toma as ruas e os espaços mais inusitados: é divertido ir comprar café da manhã no supermercado e se deparar com uma senhora de cinquenta anos com uma máscara cheia de brilho, ver velhos e crianças brincando com intensidade, perceber a solidariedade feminina para fabricar paredões humanos para poder fazer xixi, entre outras coisas.
O carnaval é uma pausa, mas não uma mera pausa, como férias ou feriados prolongados, é um momento cheio de risos, cores e sons, que para mim traduzem alguns dos significados da palavra “vida”.

2 comentários:

  1. Mi:
    Você escreveu cada linha do que penso a respeito do carnaval carioca!!! É uma outra realidade que, enquanto não a conhecemos, não podemos falar mal...
    Estou encantada com a festa desta terra! Parabéns pelo texto!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Valeu querida botequeira!!! Espero que tenha tido um lindo carnaval, muito bacana seu blog, vou acompanhar...Abraços!!!

    ResponderExcluir